"Que a arte nos aponte uma resposta, mesmo que ela não saiba" (Oswaldo Montenegro)
Este blog se propõe a apontar caminhos educativos- dentro ou fora da instituição escolar-
com o objetivo de transformarmos nossa realidade a partir de nossos sonhos.
Que canção estamos compondo na trilha de nossas vidas?

quinta-feira, 14 de maio de 2009

A alma e o significado dos instrumentos musicais

Curioso este título, não?
Pois é, este é o tema de um curso que farei neste próximo sábado em Botucatu, regido por Marcelo Petraglia. As expectativas são grandes e em breve compartilharei o conteúdo do curso. Por agora indico o site da associação Rede Ouvir Ativo- www.ouvirativo.com.br, pelo qual tenho me inspirado por sua filosofia e forma de conceber a arte, em especial, a música. No site você pode entrar em contato com outros profissionais da música, se infomar sobre cursos, palestras e ter acesso a textos muito interessantes. Veja estes trechos:

"A Rede OuvirAtivo é uma associação de profissionais e empreendimentos, que tem como missão apoiar o desenvolvimento humano através da música. Acreditamos que a Música-Arte, a Música-Educação e a Música-Terapia têm um importante papel no atual processo de transformação da consciência e na criação de uma sociedade mais humana e harmônica. "
e

Apresentação do curso:
Os instrumentos musicais podem ser considerados como corpos concebidos para serem permeados com intenções musicais e expressarem um som. Uma tecla de xilofone, por exemplo, foi esculpida, de modo que, uma vez chamada a vibrar, crie no ar o corpo físico para um certo tom se manifestar. Este tom, que na sua essência é pura ordem e relação, veste-se com a roupagem da qualidade "madeira", para soar aos nossos ouvidos. Assim, entre uma simples pedra sendo percutida e um tubo por onde o ar flui livremente, surgem infinitas possibilidades de criarmos "corpos" para a manifestação sonora. Cada uma desta posibilidades carrega consigo uma qualidade, que tanto nos toca a alma quanto pode ser expressada por nós ao tocarmos um instrumento.




Marcelo Petraglia






Bem, fica aqui a dica e em breve compartilharei as novidades. Até mais!!

Um comentário:

  1. Os leitores querem saber como foi o curso? O que você aprendeu que pode ser compartilhado na blogosfera???

    Bora fazer um post???

    Bjnnhos

    ResponderExcluir